Disciplina |
Métodos de Alfabetização no Brasil e as especificidades do sistema da escrita alfabética |
Ementa: Abordagem histórica dos métodos de alfabetização no Brasil. Principais cartilhas e materiais escolares utilizados e seus princípios pedagógicos. Conhecimentos específicos da linguagem escrita alfabética: fundamentos e metodologias. |
Disciplina |
Perspectiva discursiva e linguística da alfabetização |
Ementa: Alfabetização como discurso; escrita, oralidade, análise linguística; consciência fonológica. |
Disciplina |
Alfabetização e letramento |
Ementa: Conceitos de alfabetização e letramento e suas implicações para a prática alfabetizadora. |
Disciplina |
Alfabetização na EJA |
Ementa: As especificidades metodológicas da alfabetização de jovens e adultos. As singularidades dos tempos de vida e de aprendizagens dos sujeitos jovens e adultos em processo de alfabetização. |
Disciplina |
Alfabetização e letramento digital |
Ementa: Cibercultura e novos espaços de leitura e escrita. Diferentes sites, softwares educativos e aplicativos, suas possíveis aplicações didáticas e critérios de escolha. Produção e análise de materiais educativos e uso didático das mídias digitais. |
Disciplina |
Planejamento e avaliação na alfabetização |
Ementa: A organização do planejamento e gestão da sala de aula; a integração das áreas do conhecimento na elaboração de projetos de aprendizagem e sequências didáticas. Registros e instrumentos de avaliação da aprendizagem. |
Disciplina |
Metodologia da pesquisa |
Ementa: Métodos de produção e análise de dados; Texto dissertativo argumentativo; Organização do artigo científico; Normas da ABNT. |
Disciplina |
Jogos e literatura infantil na alfabetização |
Ementa: A literatura infantil e os jogos didáticos como ludicidade e fruição no processo de alfabetização. |
Disciplina |
Orientações e Trabalho de Conclusão do Curso -TCC |
Ementa: Orientações teóricas e metodológicas. Elaboração do artigo científico. |
Disciplina |
Seminário Temático |
Ementa: A Alfabetização na educação especial: pedagogias. |