A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.
Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.
O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.
Duração do curso: 18 meses
Período do curso: Agosto de 2022 até dezembro de 2023.
Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.
Período de inscrição: 15/05/2022 - 15/06/2022
Vagas |
Polos |
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30 |
Cachoeira do Sul |
30 |
Novo Hamburgo |
30 |
Santa Vitória do Palmar |
30 |
Santo Antônio da Patrulha |
30 |
Sapiranga |
25 |
Rio Grande |
25 |
São Lourenço do Sul |
Objetivo Geral
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Oportunizar formação continuada às professoras alfabetizadoras
preferencialmente da rede pública de ensino que atuam nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
Objetivos Específicos
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Constituir um coletivo de aprendizagem no campo da alfabetização de crianças;
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Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento
como processo contínuo da formação de alfabetizadoras;
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Compartilhar saberes que possibilitem a compreensão dos processos de ensino e
de aprendizagem em uma perspectiva de currículo integrado;
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Desenvolver uma formação teórico-metodológica com foco em diversos aspectos
que desafiam a prática alfabetizadora na contemporaneidade;
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Criar espaço-tempo de reflexão em direção à ressignificação e à inovação de
metodologias de ensino voltadas ao processo de alfabetização de crianças;
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Potencializar e aprimorar a prática das profissionais que atuam nos anos iniciais
do Ensino Fundamental.