Apresentação

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Período do curso: Agosto de 2022 até dezembro de 2023.

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.


 Período de inscrição: 15/05/2022 - 15/06/2022

Edital de Seleção

 

Vagas

Polos

30

Cachoeira do Sul

30

Novo Hamburgo

30

Santa Vitória do Palmar

30

Santo Antônio da Patrulha

30

Sapiranga

25

Rio Grande

25

São Lourenço do Sul

 

 

Objetivo Geral

  • Oportunizar formação continuada às professoras alfabetizadoras

    preferencialmente da rede pública de ensino que atuam nos anos iniciais do Ensino

    Fundamental.

 

Objetivos Específicos

  • Constituir um coletivo de aprendizagem no campo da alfabetização de crianças;

  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento

    como processo contínuo da formação de alfabetizadoras;

  • Compartilhar saberes que possibilitem a compreensão dos processos de ensino e

    de aprendizagem em uma perspectiva de currículo integrado;

  • Desenvolver uma formação teórico-metodológica com foco em diversos aspectos

    que desafiam a prática alfabetizadora na contemporaneidade;

  • Criar espaço-tempo de reflexão em direção à ressignificação e à inovação de

    metodologias de ensino voltadas ao processo de alfabetização de crianças;

  • Potencializar e aprimorar a prática das profissionais que atuam nos anos iniciais

    do Ensino Fundamental.