Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Leonardo Rodrigues Leite (Currículo Lattes)

Resumo

Na indústria da construção civil há uma busca por edificações mais eficientes e sustentáveis e, consequentemente, com desempenho térmico e energético satisfatórios. Para isso, tem-se investido em estudos para condicionamento térmico natural, já que o processo de climatização tradicional de ambientes exige grande demanda de eletricidade do setor residencial. Nesse contexto, o Trocador de Calor Solo-Ar (TCSA) é um dispositivo que visa a melhoria da condição térmica no interior de ambientes construídos, utilizando dutos enterrados no solo, nos quais o ar ambiente é forçado a escoar através da ação de ventiladores. Dessa forma, o ar na saída do TCSA possui uma temperatura mais amena em relação à entrada, permitindo reduzir o tempo de funcionamento de equipamentos convencionais de condicionamento de ar, podendo diminuir o consumo de energia elétrica. Sendo assim, a presente pesquisa visa desenvolver uma modelagem computacional para simular o funcionamento do TCSA visando à análise termoenergética em uma edificação localizada na região costeira da cidade de Rio Grande. Para modelagem computacional foi empregado o software SketchUp, aliado ao plugin OpenStudio, para a geração das geometrias, e o software EnergyPlus para simular o comportamento térmico do TCSA. Inicialmente foi feita a validação e verificação do modelo TCSA no EnergyPlus, assim como a verificação do TCSA para a cidade de Rio Grande - RS e a verificação do TCSA com um edifício. A partir da análise dos resultados, foi feita uma avaliação termoenergética e de viabilidade econômico-financeira para aplicação do TCSA em região costeira. Com o emprego do TCSA, obteve-se melhores resultados de conforto adaptativo dentro do edifício, chegando a uma redução de 98,62% de desconforto por calor e 27,82% de desconforto por frio no modelo com três trocadores de calor solo-ar com envoltória do edifício otimizada. Também, com o uso do TCSA, alcançou-se uma redução do consumo de energia elétrica com ventiladores e ar-condicionado. Considerando o custo de implantação do TCSA e a economia que o mesmo gera, é possível obter um retorno financeiro do investimento.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Geometria e modelagem computacionalEnergia renovávelTrocadores de calor solo-ar (TCSA)Região costeiraEnergyPlus (Software)Análise termoenergética