Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Sandra Correia (Currículo Lattes)

Resumo

O estuário da Lagoa dos Patos está inserido em uma região extremamente dinâmica e possui em seu entorno a cidade de Rio Grande e um dos portos marítimos de maior importância da América Latina. Frente a isto, essa região deve ser monitorada frente a possíveis ações poluentes em relação à legislação ambiental vigente. Sendo assim, o presente trabalho objetivou obter um diagnóstico ambiental da qualidade da água do estuário da Lagoa dos Patos, além de estimar parâmetros tróficos e analisar o atual enquadramento legislativo ambiental dos dados analisados. Foram consideradas 3 linhas de base, a primeira na caracterização do corpo hídrico "referência" e as outras após o Licenciamento Ambiental. A metodologia considerou uma comparação dos dados obtidos e suas conformidades com a legislação vigente. O cálculo do índice de estado trófico considerou o zoneamento portuário existente. Avaliando os parâmetros obtidos, foi possível observar que dentre as diversas medições de monitoramento anual, as concentrações alcançadas para a série nitrogenada e fósforo total estavam acima do estabelecido pela Resolução no 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Os resultados não se enquadraram dentro dos requisitos das classes 1 e 2 simultaneamente, sendo que os parâmetros mais divergentes são: nitrogênio amoniacal, nitrato, demanda bioquímica de oxigênio e fósforo total. Este quadro indica que o uso predestinado das águas não atende os padrões pré-estabelecidos. Foi possível ainda observar que desde o início da caracterização das águas da Lagoa dos Patos em 1996 e 1997, o corpo de água continua com nível de trofia "hipereutrófico", e nitrogênio amoniacal, acima do previsto em legislação.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Qualidade da águaNutrientesEstuário da Lagoa dos PatosÍndice de estado tróficoConselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)