Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Jéssica Stern Behling (Currículo Lattes)

Resumo

Desastres naturais desencadeados a partir da geodinâmica externa da Terra, como os de origem hidrológica têm ocorrido com maior frequência na área de abrangência da subbacia hidrográfica do arroio São Lourenço, localizada no município de São Lourenço do Sul. Baseado na recorrência destes eventos extremos realizou-se um estudo que visa o mapeamento e o zoneamento das áreas de risco à inundação na área urbana do município de São Lourenço do Sul, utilizando como ferramenta principal para o desenvolvimento deste, o Sistema de Informações Geográficas. Dentre os distintos eventos de inundações registrados nesta região, destacam-se ocorrências de inundações bruscas, as quais tendem a causar maiores danos, como o evento extremo registrado neste município no ano de 2011, no qual, verificou-se uma cota de inundação de, aproximadamente, 4,5 m acima do nível médio do arroio São Lourenço. Outra forma de inundação que atinge a área urbana do município de São Lourenço do Sul é a inundação gradual, que possui como principal característica a lenta elevação do nível das águas, ocasionando inundações em locais mais isolados e próximos aos arroios. A partir das características dos dois eventos de inundações que podem ser registrados nesta área, foram representadas as áreas de risco à inundação para cada um destes, utilizando como base para tais, os dados coletados por meio de levantamento geodésico. O mapeamento das áreas de risco a inundação gradual foi realizado a partir das cotas topográficas da área urbana do município, enquanto o zoneamento das áreas de risco à inundação brusca foi obtido a partir de entrevistas com moradores locais, onde foram adquiridas informações sobre o evento de inundação brusca ocorrido nesta região no ano de 2011. De acordo com os dados obtidos por meio das entrevistas foram realizados os zoneamentos de perigo à inundação e de vulnerabilidade, e, a partir da correlação destes, determinado o zoneamento das áreas de risco à inundação brusca para este município, os quais foram classificados em distintos graus de risco, sendo estes: risco baixo, médio, alto e muito alto. O zoneamento das áreas de risco à inundação é uma medida não estrutural de suma importância para auxiliar o processo de tomada de decisões em caso de ocorrência de eventos extremos.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Sistema de informação geográficaInundaçõesZoneamentoZona urbanaDesastres naturaisSão Lourenço do Sul (RS)Áreas de risco