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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Gustavo Bosel Wally (Currículo Lattes)

Resumo

Fatores relacionados à durabilidade e à previsão de vida útil têm ganhado importância cada vez maior no projeto de estruturas de concreto armado durante os últimos anos. As principais causas da deterioração precoce das estruturas são a penetração de cloretos e a carbonatação. Em diversos casos, além da agressividade do ambiente e das solicitações impostas à estrutura, a qualidade do concreto não atende a parâmetros mínimos, reduzindo, assim, a vida útil das estruturas. Neste trabalho são avaliadas as influências da utilização de sílica ativa e metacaulim em aspectos relacionados à durabilidade e à vida útil de estruturas expostas a ambientes marinhos. A abordagem com base no desempenho, por meio da avaliação de indicadores de durabilidade, é utilizada na análise da durabilidade potencial dos concretos produzidos. Esse tipo de abordagem se mostra fundamental visto que a abordagem tradicionalmente adotada nos projetos de durabilidade se restringe à prescrição de valores limite para o cobrimento das armaduras e para parâmetros de dosagem do concreto, como relação água/aglomerante máxima, consumo de cimento mínimo e mínimo. Além da avaliação da resistência à compressão, a absorção de água por capilaridade, a resistência à penetração de cloretos e o coeficiente de difusão aparente são tomados como indicadores de durabilidade dos concretos produzidos. Visando abranger as variabilidades que podem ser assumidas pelos parâmetros envolvidos no processo de penetração de cloretos no concreto, uma análise probabilística da vida útil dos concretos produzidos é apresentada. Os resultados mostram que a utilização de sílica ativa e metacaulim gera melhorias significativas às propriedades relacionadas à durabilidade do concreto, proporcionando a redução da penetrabilidade de cloretos e da difusividade do concreto em até 56,02 % e 90,49 %, respectivamente, e influenciando diretamente na expressiva diminuição da probabilidade de ocorrência da corrosão. A importância da abordagem com base no desempenho é verificada e discutida, uma vez que os resultados indicam que concretos da mesma classe de resistência podem possuir comportamentos distintos quando avaliados sob a ótica da durabilidade.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia naval e oceânicaConcretoVida útilDurabilidade do concretoSílica ativaMetacaulimMineraisAnálise probabilísticaDesempenhoAtaque por cloretos