Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Marine Jusiane Bastos da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

O assoreamento de canais de navegação é um processo natural na maioria dos portos do mundo. O Porto do Rio Grande, situado na região estuarina da Lagoa dos Patos, experimenta um processo de assoreamento acentuado. Embora detenham grande importância para o planejamento e otimização de operações de dragagem, ainda são escassos os estudos acerca dos processos de sedimentação neste porto. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo estimar as taxas de sedimentação e erosão de cada trecho do Canal Externo e do Canal Interno de Acesso ao Porto do Rio Grande em relação à cota de projeto e analisar o comportamento do fundo nesses locais, avaliando, separadamente, os cenários anterior e posterior à dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao porto. A metodologia para estimativa das taxas de sedimentação e de erosão baseou-se em levantamentos batimétricos disponibilizados pela Superintendência do Porto do Rio Grande do período compreendido entre os anos de 2001 e 2018. Além disso, foram coletados testemunhos (dados sedimentológicos) em pontos localizados na região de interesse. Os resultados demonstraram que, para a configuração anterior à dragagem de aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande, a s taxas média s de sedimentação e de erosão foram, respectivamente, 2,31 cm/mês e 1,18 cm/mês para o Trecho 1; 1,97 cm/mês e 4,57 cm/mês para o Trecho 2; 0,05 cm/mês e 4,61 cm/mês para o Trecho 3; 0,50 cm/mês e 4,28 cm/mês para o Trecho 4; todas em relação à cota de projeto de 14,00 me tros (NR/DHN )). Já para a configuração atual , após o aprofundamento, as taxa s médias de sedimentação e de erosão em relação à cota de projeto foram, respectivamente, de 0,56 cm/mês e 0,23cm/mês no Trecho I; 18,06 cm/mês e 0,72 cm/mês no Trecho II; 24,80 cm /mês e 5,29 cm/mês no Trecho III; 22,76 cm/mês e 0,00 cm/mês no Trecho IV 6,65 cm/mês e 5,22 cm/mês no Trecho V Constatou se que o aprofundamento induziu a maiores taxas de sedimentação, principalmente na porção interna do canal. Em ambos os traçados geométricos do Porto do Rio Grande, as maiores taxas de sedimentação médias foram observadas na região entre os Molhes da Barra do Rio Grande. Os testemunhos coletados , por sua demonstraram a redominância das classes de areia fina e lama no c anal. O fluxo bidirecional predominante na região, de vazante e de enchente, imprime nospadrões de sedimentação a presença de intercalações de diferentes fácies sedimentares. Quanto ao comportamento da região mediante forçantes ambientais, foi possível identificar que fenômenos de El Niño de intensidade moderada ou forte geram fluxos de vazante intensos no baixo estuário da Lagoa dos Patos, capazes de ressuspender o sedimento junto ao fundo do Canal Interno e transportá lo para a região costeira adjacente e para o C anal Externo

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO
TEXTO PARCIAL DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: AssoreamentoSedimentação portuáriaPorto do Rio Grande