Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Vanessa Barbosa Machado (Currículo Lattes)

Resumo

No presente estudo foram avaliados os impactos decorrentes das obras de defesa do litoral implantadas na Enseada do Itapocorói - SC. Para isto, as estruturas costeiras foram classificadas segundo modelo baseado no histórico das diferentes práticas de engenharia costeira, e foram comparados os principais impactos das estruturas no meio ambiente e seu valor na preparação as mudanças climáticas. A análise das diferentes etapas de implantação dos projetos realizados nessa região foi efetuada segundo o Processo de Planejamento e Design, descrito no Coastal Engineering Manual (CEM) e legislação brasileira aplicável. Cadastro-diagnóstico, associado à fotointerpretação e análise de imagens de satélite, foi utilizado para verificação dos impactos na dinâmica costeira local causados pelos diferentes tipos de obras implantadas na linha de costa. Na região, inicialmente foram adotadas estruturas rígidas e fixas, como muros de contenção e espigões. Com o passar do tempo, foram adotadas "soluções baseadas na natureza", representadas pela alimentação artificial realizada ao longo dos anos. No último projeto, observa-se o retorno ao uso de soluções rígidas, através da combinação do aterro hidráulico com dois espigões. Os principais impactos identificados correspondem à alteração do perfil praial, em decorrência da existência de infraestruturas físicas, especificadamente estruturas rígidas e obras de aterro hidráulico. Nos projetos de recuperação praial realizados na Enseada do Itapocorói não foram consideradas estimativas de variação do nível médio do mar. As soluções adotadas possuem orientação de curto prazo, associadas a estado de calamidade pública. Com base noconhecimento adquirido durante a execução do projeto foi realizada a avaliação de umRoteiro-Guia para a implantação de medidas de proteção junto às praias arenosas e proposta uma metodologia de orientação para a implantação de medidas de adaptação costeira.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Estruturas costeirasMudança climáticaImpactos na costaModelo de classificação