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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Míriam Zanol Remde (Currículo Lattes)

Resumo

A praia do Cassino frequentemente apresenta ocorrência de lama em sua orla, sendo a origem desse material amplamente discutida pela comunidade local. O projeto "Programa de Monitoramento do Sítio de Despejo e Área adjacente do Material Dragado do Canal de Acesso ao Porto de Rio Grande" está desenvolvendo trabalho de pesquisa no sentindo de verificar a origem destes sedimentos que surgem na praia. Durante o monitoramento foram coletadas amostras de sedimento em diferentes pontos de controle. A coleta de amostras foi feita pela equipe formada por integrantes do Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG) do Instituto de Oceanografia e do Laboratório de Engenharia Costeira (LEC) da Escola de Engenharia em um dos cruzeiros oceanográficos do projeto de monitoramento. Foram coletadas amostras deformadas e indeformadas entre as cotas batimétricas de 5 m e 10,5 m. As amostras deformadas foram analisadas pelo LEC e as indeformadas foram utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho. O objetivo desta dissertação é a caracterização geotécnica e geomecânica dos solos finos do fundo marinho da praia do Cassino, afim de colaborar para o entendimento da deposição e origem destes sedimentos. Para atingir este objetivo, foram executados ensaios para determinação dos índices físicos, curva granulométrica, limites de consistência, determinação da resistência não drenada, parâmetros de compressibilidade, teor de matéria orgânica e definição da mineralogia das 12 amostras indeformadas de solos finos estudadas. As amostras foram classificadas pelo diagrama de Shepard (1954) como argilas siltosas. Pela metodologia SUCS, os solos foram classificados como argilas muito plásticas e argilas siltes orgânicos ou altamente plásticos. O limite de liquidez apresentou valores entre 61% à 85%, com média igual a 73% e para o limite de plasticidade, valor máximo foi 45% e mínimo 21%, com média igual a 31%. Os valores médios de s (peso específico real dos grãos), nat (peso específico natural) e índice de vazios foram 25,73 kN/m³, 13,27 kN/m³ e 4,06 respectivamente. As amostras se encontravam saturadas e com umidade natural entre 129,96% e 213,88%, com apenas um ponto com valores distintos de grau de saturação e umidade. As curvas resultantes dos ensaios de adensamento indicaram solos normalmente adensados. Todas as amostras apresentaram a mesma mineralogia, sendo compostas por quartzo, k-feldspato, muscovita, ilita, caulinita e esmectita.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Caracterização geotécnicaSedimentologia marinhaSolo fino