Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Matheus Paiva de Freitas (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal criar uma ferramenta que facilite oentendimento da sistemática de projeto de vigas portuárias protendidas para alunos e professores, através do auxílio no dimensionamento delas. Além disso, o estudo também foi motivado pela importância das estruturas portuárias na economia e logística do país, onde a utilização do concreto protendido é extremamente vantajosa em comparação com outros materiais. A planilha eletrônica foi elaborada com base nas diretrizes de dimensionamento de estruturas de concreto protendido da NBR-6118:2014. As etapas do dimensionamento foram detalhadas ao longo do trabalho e implementadas na planilha de forma a seguir um passo-a-passo didático. Sua utilização foi apresentada ao mesmo tempo em que sua verificação foi realizada, confrontando os resultados obtidos com outros dimensionamentos já realizados por outros autores. Logo após, ela foi utilizada para realização de um estudo paramétrico para verificar a influência de certos parâmetros nas perdas de protensão em vigas protendidas. Através da variação da resistência característica à compressão do concreto, da resistência característica à tração do aço de protensão, da idade do concreto no ato da protensão, da relação carga variável/carga permanente e do tipo de aço a ser utilizado, pôde-se constatar que as perdas deprotensão diminuem a medida que a resistência característica do concreto e o tempo de cura aumentam. O aço de protensão de relaxação baixa mostrou-se bem mais efetivo com relação a diminuição de perdas do que o aço de protensão de relaxação normal. Por fim, quanto maior a proporção da carga variável em relação a carga permanente, há uma tendência de serem maiores as perdas de protensão.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Vigas portuáriasEstruturas portuáriasVigas protendidasConcreto protendidoPerdas de protensão