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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Felipe da Silva Finato (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste na comparação dos esforços de atracação segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, Norma Brasileira Registrada extinta 9782:1987 - Ações em Estruturas Portuárias, Marítimas ou Fluviais, Normatização Britânica 6349-4:2014 Parte 4: Código de Prática para projeto de sistemas de defensa e amarração (British Standard 6349-4:2014 Part 4: Code of practice for design of fendering and mooring systems), com última correção realizada no dia 30 de Junho de 2014, onde o Reino Unido é o país de origem, Normatização Espanhola ROM 0.2-90 - Ações na concepção de obras marítimas e portuárias (actions in the design of maritime and harbour works), com sua última atualização feita em maio de 1994 e por fim, a Norma Alemã EUA 2012 - Recomendações do "comitê para estruturas portuárias e hidrovias" (Recomendations of the "committe for waterfront structures harbours and waterways"), com sua última atualização em outubro de 2012. A comparação é realizada para o estudo de caso do Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande - TECON, e foi separada em duas etapas. A primeira etapa consiste na aplicação do Método de Monte Carlo para todas as normativas de modo a obter a energia de atracação de cálculo, analisando por meio de parâmetros estatísticos os resultados obtidos. Já a segunda etapa, consiste na verificação da confiabilidade das normativas perante os valores de projetos calculados, analisando a probabilidade dos valores calculados (denotados por pontos de projeto) serem excedidos. Os resultados obtidos demonstram uma variação muito pequena perante as normativas estudadas, onde na análise das energias obtidas a menor confiabilidade, obtido por meio do Método de Monte Carlo, é pela norma brasileira (NBR 9782,1987), contendo uma probabilidade de falha maior que as demais, e a melhor confiabilidade se dá através da norma Alemã, com menor probabilidade de falha, segundo o método de Monte Carlo, se comparado com os pontos de projeto encontrados.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia naval e oceânicaEngenharia costeiraEstruturas de amarração e atracaçãoCaisPortosNormas técnicasMétodo de Monte CarloBS 6349-4:2014NBR 9782ROM 0.2-90