Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Bruno Silva da Fontoura (Currículo Lattes)

Resumo

Os depósitos minerais do tipo placer destacam-se pela sua grande abrangência tanto em áreas emersas como submersas da Terra. O minério é proveniente de sedimentos em que minerais detríticos pesados são concentrados durante a deposição. O depósito placer do Retiro (São José do Norte -RS) localiza-se na Planície Costeira do Rio Grande do Sul. O objetivo desse trabalho é identificar a estruturação interna e compreender a formação do depósito tipo placer na localidade do Retiro (São José do Norte, RS) e, além disso, investigar a presença de falhas gravitacionais normais e sua influência no controle estrutural da sedimentação e do depósito mineral.Com o auxílio das empresas Rio Grande Mineração S.A. (RGM) e HIDROSERV (Hidrogeologia e Geofísica Ltda.), foi realizado um levantamento geofísico por meio do método de prospecção Ground Penetrating Radar(GPR) e, ainda, através da disponibilidade dos furos de sondagem da área cedidos pela empresa Rio Grande Mineração S.A. (RGM) foi produzido uma análise geológica destes furos de sondagem. O depósito mineral do Retiro (RS) é estruturalmente controlado por falhas gravitacionais normais sintéticas e antitéticas. As falhas normais, de natureza gravitacional e rotacional, fazem parte de uma estrutura regional que condiciona os sistemas lagunares da Lagoa do Peixe e da Lagoa Retiro-Estreito. Essas falhas normais também controlam o tipo de sedimentação presente na região. A estrutura interna dos radarfácies está disposta, preferencialmente, através de uma estratificação plano-paralela. A sedimentação é de origem eólica, principalmente dos ventos vindos de NE, predominantes na região de estudo. A interpretação dos radargramas identificaram a presença de estruturas de onlap e downlap. As estruturas de onlap e downlap mostram que o depósito mineral em questão é formado por sedimentos que se depositaram através de uma estratificação plano-paralela com predominância de baixo a médio ângulo.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia naval e oceânicaGeociênciasProspecção geofísicaEstratificação plano-paralelaDepósito placerDepósitos mineraisRetiroSão José do Norte (RS)