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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Pedro Henrique Sanches Florencio (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste na comparação dos esforços de amarração segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, Norma Brasileira Registrada extinta 9782:1987 - Ações em Estruturas Portuárias, Marítimas ou Fluviais, Normatização Britânica 6349-1:2000 Parte 1: Código de Prática para critérios gerais (British Standard 6349-1:2000 Part 1: Code of practice for general criteria), com última correção realizada no dia 24 de Julho de 2003, onde o Reino Unido é o país de origem, e por fim, o Critério Unificado de Facilidades 4-159-03:2005 Projeto: Amarração (Unified Facilities Criteria 4-159-03:2005 Design: Mooring), com última correção realizada no dia 23 de Junho de 2016, sendo a norma proveniente do Estados Unidos da América. A comparação é realizada para o estudo de caso do Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande - TECON, e foi separada em duas etapas. A primeira etapa consiste na aplicação do Método de Monte Carlo para todas as normativas de modo a obter os esforços transversais, longitudinais e resultantes de cálculo, analisando por meio de parâmetros estatísticos os resultados obtidos. Já a segunda etapa, consiste na verificação da confiabilidade das normativas perante os valores de projetos calculados, analisando a probabilidade dos valores calculados (denotados por pontos de projeto) serem excedidos. Os resultados obtidos demonstram variações nos esforços longitudinais, transversais e resultantes perante as normativas estudadas, onde na análise dos esforços resultantes a norma Brasileira (NBR 9782,1987) apresenta o maior valor obtido por meio do Método de Monte Carlo, seguida pela norma Britânica (BS 6349-1:2000) e Americana (UFC 4-159-03:2005), tendo estas duas últimas normas citadas valores muito próximos. Porém, apesar de apresentar o maior valor, a norma Brasileira possui no geral uma probabilidade de falha maior, seguida pelas normas Britânica e Americana, o que torna a norma Americana para os esforços resultantes a mais confiável dentre todas para o referido estudo de caso. Em relação a comparação entre os pontos de projeto e valores obtidos segundo o Método de Monte Carlo, os esforços resultantes apresentam probabilidade de falha para as normas Brasileira, Britânica e Americana iguais a 3,6292%, 5,0968% e 3,1330% respectivamente.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Método de Monte CarloAmarraçãoNBR 9782BS 6349-1:2000UFC 4-159-03:2005