Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Bruna Sá Britto Valério (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e interpretar os resultados de duas campanhas de investigações geotécnicas, a primeira com base em amostras retiradas do leito marinho entre as cidades de Rio Grande e Torres, no litoral do estado do Rio Grande do Sul, e a segunda com amostras de fundo lagunar extraídas entre as cidades de Rio Grande e São Lourenço do Sul. A coleta dos sedimentos marinhos ocorreu durante um cruzeiro do navio oceanográfico Atlântico Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), patrocinado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), onde foram coletados 27 tubos amostrais de fundo marinho. As amostras foram obtidas entre as curvas isobatimétricas de 13,00 a 91,00 metros de lâmina dágua. Já as amostras de sedimentos lagunares foram obtidas por meio de uma parceria entre o Laboratório de Engenharia Costeira (FURG) e o Laboratório de Dinâmica de Sedimentos Coesivos (UFRJ), com o auxílio da lancha Larus, sendo que durante essa expedição foram coletadas 19 amostras de sedimentos superficiais lagunares. As amostras foram obtidas entre as curvas isobatimétricas de 2,50 e 14,40 metros de lâmina dágua. Os dois conjuntos de amostras foram submetidos a ensaios de caracterização geotécnica básica, a ensaios de palheta de laboratório, a ensaios de caracterização mais sofisticados, como difração de raios X, além de ensaios complementares, como determinação do teor de matéria orgânica. Com base nos resultados dos ensaios de caracterização, foi organizado um extenso banco de dados, contendo parâmetros descritivos e de comportamento geomecânico dos solos presentes nos pontos amostrados. Este banco de dados pode ser útil no apoio a projetos de engenharia costeira relacionados à dragagem e instalação de dutos submarinos, bem como no subsídio a estudos sobre o transporte de sedimentos e gerenciamento costeiro.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia naval e oceânicaSedimentologia marinhaSedimentologia lacustreGeotecniaBanco de dadosEstudo geotécnico