Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Bruno Mariano Cerqueira da Silva (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo organizar, em um ambiente SIG, um banco de dados geotécnico baseado em informações obtidas nos boletins e plantas de locação de sondagem à percussão do tipo SPT, executados em uma área na região do Superporto do Rio Grande-RS, onde foi construído o Estaleiro Rio Grande, o qual dispõe de um dique seco. A metodologia empregada é flexível, podendo ser aplicada a outros locais. O software de geoprocessamento empregado foi o ArcGIS, que possibilita a criação de produtos visuais com base na entrada de informações na forma de tabelas, e possui ferramentas para tratamento e edição dos dados de entrada. As informações coletadas nos boletins de sondagem diziam respeito à resistência à penetração e tipo de solo, distribuição das camadas ao longo da profundidade e ocorrências como gás natural, presença de conchas e matéria orgânica. A organização espacial dessas informações no ambiente SIG permitiu, através de métodos de interpolação, criar modelos tridimensionais do terreno, além de mapas temáticos e gráficos dedicados a tipos específicos de observação como histogramas, mapas de distribuição do , cotas das camadas do terreno e cota do lençol freático. Dados obtidos com o tratamento externo das informações presentes nos boletins de sondagem também foram tratados no ambiente SIG. Uma planilha eletrônica, contendo a estimativa da capacidade de carga das estacas de fundação da laje de fundo do dique com base nos furos de sondagem localizados espacialmente, permitiu através da interpolação desses resultados criar mapas temáticos mostrando a distribuição espacial dessa estimativa. É constante a necessidade de aprimoramento dos procedimentos e do conhecimento direcionados às atividades de planejamento e gestão, principalmente no que diz respeito à execução de obras costeiras. A metodologia do presente trabalho pode colaborar com a realização de projetos mais precisos, facilitando o planejamento e execução de estruturas, evitando desperdício, minimizando imprevistos, auxiliando estudos de viabilidade e contribuindo para um manejo consciente do espaço costeiro.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Superporto do Rio GrandeEstratigrafiaCapacidade de carga