Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Liliane Ferreira Gomes (Currículo Lattes)

Resumo

Com a reativação e desenvolvimento da indústria naval brasileira houve uma série de benefícios, entre eles, o incremento social com o aumento da oferta de postos de trabalho. Neste contexto surgiu o Polo Naval do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A construção do Polo Naval e Offshore começou em agosto de 2006, com as obras de instalação do dique seco sendo inaugurado em 2010. Dando início às construções de Plataformas para a Petrobras, iniciando com os projetos de construção da plataforma P55, seguida pela plataforma P66. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma análise crítica dos acidentes de trabalho ocorridos durante a construção das Plataformas P55 e P66 no Polo Naval do Rio Grande, de 2009 a 2014. O intuito da análise foi consolidar os dados coletados para identificar os fatores de riscos presentes nas atividades da área naval e que geram os acidentes de trabalho. Para realizar está análise os dados destas ocorrências foram inseridos em planilhas eletrônicas em uma pasta de trabalho de forma a apresentar os indicadores e os dados de classificação dos acidentes de trabalho. A pasta de trabalho apresenta três planilhas de dados. Os dados coletados que fazem parte desta análise são: ano, mês, número de empregados, hora homem de exposição ao risco, número de acidentes com afastamento, taxa de frequência dos acidentes com afastamento, número de acidentes sem afastamento, taxa de frequência dos acidentes sem afastamento, fonte da lesão, natureza da lesão, situação geradora, atividade, parte do corpo atingida, função, tempo na função e tempo na empresa. Com base nestes dados foram gerados diversos gráficos, demonstrando a evolução dos acidentes do trabalho, seus indicadores e dados de classificação referente aos acidentes ocorridos na indústria naval.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Análise críticaAcidentes de trabalhoIndústria navalPolo naval