Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Bruno Galler Kubelka (Currículo Lattes)

Resumo

Assim como em grande parte das estruturas oceânicas, como plataformas, pontes, estações de geração de energia eólica, de correntes e de ondas, as estruturas de cultivo submerso conhecidas como linhas de suspenção, são compostas por elementos cilíndricos. O estudo da interação fluido estrutura de cilindros lisos e rugosos foi extensivamente desenvolvido durante décadas. Desta maneira, regimes do escoamento ao redor destes cilindros já estão bem estabelecidos. No entanto, quando tratamos de cilindros com furos, ou seja, permeáveis há pouca literatura existente. Neste caso a interação fluido estrutura não acontece apenas na interface, mas também no interior do domínio sólido. No presente estudo se utilizou ensaios experimentais e simulações computacionais para avaliar o comportamento destes cilindros perfurados em Números de Reynolds na ordem de 104 . Em um tanque de água se deslocou uma plataforma onde cilindros e instrumentos de monitoramento do comportamento do fluido e da estrutura foram fixados. Na simulação computacional o cilindro foi mantido fixo e se estabeleceu condições iniciais e de contorno no domínio numérico que simulavam no contorno de entrada um escoamento uniforme. O programa STAR-CCM+ resultou também em informações do comportamento do fluido e da estrutura. Experimentalmente observou-se uma redução na amplitude oscilação das forças hidrodinâmicas e também uma redução nos valores respectivos máximos com o aumento do parâmetro de permeabilidade. O coeficiente de arrasto numérico se mostrou mais coerente com a literatura pesquisada se comparado com o experimental. Em ambos os resultados, numérico e experimental, o coeficiente de sustentação de raiz média quadrática se mostrou coerente e sugeriu-se uma mitigação do fenômeno de VIV na presença de furos no cilindro. Outra observação interessante foi a mudança para mais a jusante da formação de vórtices no cilindro com perfurações.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia naval e oceânicaHidrodinâmicaCilindrosEpidemiologia experimentalEstudo numéricoVórtices