Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Everaldo de Bastos (Currículo Lattes)

Resumo

As camadas de deposição sedimentar no Período Quaternário, nas regiões costeiras, foram influenciadas pelos eventos de regressão e transgressão do nível médio do mar. Alguns trabalhos sugerem a utilização dos ensaios de prospecção geotécnica de penetração de cone estático com medida de pressão neutra (CPTu ou piezocone), para contribuir na definição da litologia de alta resolução de sequências sedimentares quaternárias na costa brasileira. Este trabalho objetiva estudar a estratigrafia do terreno onde se localiza o dique seco do Estaleiro Rio Grande (ERG) na região do Superporto, em Rio Grande /RS. Para isso, considera o comportamento geotécnico do solo obtido por ensaios do tipo SPT e CPTu, tendo em vista seu processo de deposição (sedimentação e adensamento), que pode ter sido influenciado pelas variações do nível médio do mar desde a Transgressão Flandriana (18.000 A.P.). Os resultados dos ensaios de piezocone foram interpretados à luz da formação geológica regional e considerando as curvas de variação dos níveis do mar desde essa época. A tentativa foi de correlacionar os eventos transgressivos e regressivos com as características de adensamento do solo argiloso encontrado na região. Foram empregadas técnicas de geocronologia, como medidas de datação por C14, feitas através da Espectrometria de Massa com Acelerador de Partícula (AMS) e correlação com resultados de estudos palinológicos para verificar os tempos de formação das diferentes camadas sedimentares na área. Com auxílio das datações em amostras de diferentes profundidades foi proposto um modelo evolutivo para definir os períodos de deposição das camadas do solo, ora em ambiente transgressional, ou seja, de elevação do nível do mar, formando camadas argilosas ou argilo-siltosas, ora em ambiente regressivo, de abaixamento do nível do mar, com forte tendência a formar camadas arenosas. Dessa forma, pôde-se demonstrar que os ensaios CPTu, prestam-se como ferramenta geotécnica importante na definição da litologia de alta resolução e, quando agregado com o devido conhecimento geológico e das datações radiométricas, representa uma importante contribuição para o estudo da estratigrafia.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaEstratigrafiaSuperporto do Rio GrandeHolocenoEnsaios de PiezoconeDeposição de sedimentos