Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Leandro Candido de Lemos Pinheiro (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para a análise da confiabilidade de vigas de concreto armado reforçadas, localizadas em ambientes marítimos, onde o processo de deterioração se da de forma mais agressiva. Este modelo foi desenvolvido a partir da utilização conjunta do método de simulação de Monte Carlo e do método trilinear para a determinação da capacidade resistente das vigas. Foi escolhida, para a análise da confiabilidade, uma viga localizada no terminal de containers TECON da cidade de Rio Grande - RS. Desta forma, foi considerado que as armaduras tracionadas de flexão sofreram reduções de 25%, 33% e 50% na sua área da seção transversal, sendo, então, feita uma análise da segurança estrutural remanescente. Para o projeto de recuperação da viga danificada, estão apresentados os procedimentos do Bulletin 14 da fédération internationale du béton (fib) para o dimensionamento de sistemas de reforço com material compósito colado externamente à estrutura. Assim, a confiabilidade da viga recuperada pôde ser estimada e comparada à confiabilidade da viga original. Buscando uma análise da influência da carga acidental na confiabilidade, todas as simulações foram realizadas considerando um coeficiente de variação da carga acidental de 10%, 15% e 20%. As análises probabilísticas através do método de simulação de Monte Carlo usando modelo trilinear simplificado mostraram que a viga estudada em sua forma original apresentava um bom nível de segurança. Entretanto, danos nas armaduras tracionadas de flexão fizeram com que a confiabilidade caísse para níveis inaceitáveis. Como solução, o projeto de recuperação estrutural de acordo com o Bulletin 14 da fib fez com que a confiabilidade da viga recuperada fosse reestabelecida em parte quando comparada com a viga original. Mesmo sendo recuperado apenas em parte, o valor do índice de confiabilidade da viga recuperada ficou acima de valores mínimos de referência.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaVigas de concretoFibras de carbonoPRFCModelo trilinearConfiabilidade estruturalEstruturas portuárias