Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Cláudia da Costa Monteiro de Barros (Currículo Lattes)

Resumo

O presente trabalho traz um estudo experimental da condutividade hidráulica e da percolação de íons inorgânicos em colunas de mistura de solo arenoso fino laterítico de origem eólica litorânea (solo ARMAR) e bentonita. Para os ensaios de percolação em colunas foi projetado e construído um equipamento que atendeu satisfatoriamente sua função na avaliação da retenção de contaminantes. O equipamento dispõe de um distribuidor de ar comprimido que impulsiona a solução contaminante, acondicionada em um reservatório, para ser percolada nas células de percolação. Foram produzidas curvas de permeabilidade, pH, condutividade elétrica para a fase de testes de percolação. Encontrou-se uma mistura tecnicamente viável para justificar investimentos na sua aplicação em liners e barreiras minerais (solo ARMAR + 4% de bentonita), visto que os resultados de condutividade hidráulica e de sorção de íons são condizentes com a legislação específica da área.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaResíduos sólidosResíduosCondutividade hidráulica do soloBarreiras mineraisSolo-bentonitaRetenção de contaminantes