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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Humberto Dias Vianna (Currículo Lattes)

Resumo

A altura do campo de dunas frontal está relacionada com parâmetros morfométricos e geológicos. Parâmetros como orientação da linha de costa, potencial de deriva de vento, declividade e largura da praia subaérea, percentual de areia média e tamanho médio do grão são determinantes para geomorfologia do campo de dunas frontal e transgressivo. O sistema laser scanner, ainda pouco utilizado no Brasil para estudos oceanográficos e de engenharia costeira, permite a obtenção dos diversos parâmetros citados de forma rápida e precisa, sem a necessidade de levantamentos morosos de perfis de praia. O principal impedimento para a adoção do sistema está relacionado ao alto custo do recobrimento e pouca mão de obra especializada para o processamento. Através de análises cluster e escalonamento multidimensional os diferentes balneários estudados nesse trabalho foram agrupadas, em função das variáveis ambientais, em quatro grupos de afinidade. As variáveis que mais contribuíram para a diferenciação dos grupos foram: largura da praia subaérea, potencial de deriva de vento, azimute da linha de costa e percentual de areia média. Os grupos 1 e 4, situados mais ao sul da área de estudo, possuem balneários com maior largura da praia subaérea, potencial de deriva de vento e variação de volume acima do datum, porém apresentam os menores azimutes da linha de costa . O grupo 1 apresenta o maior volume de perfil e altura das dunas frontais. O menor volume de perfil pertence ao grupo 3, consequência do maior azimute da linha de costa, responsável pela entrada quase paralela do vento dominante no sistema praia-duna e menor potencial de deriva de vento. O grupo 2 apresenta valores de largura da praia subaérea semelhante ao grupo 3, porém possui maior volume de perfil e altura das dunas frontais. Essas diferenças podem ser explicadas pelo menor azimute da linha de costa do grupo 2. Baseado na análise conjunta da geomorfologia do campo de dunas com os resultados encontrados nas análises estatísticas podemos classificar as praias do grupo 1 em intermediárias do tipo banco e cava longitudinal e banco e praia de cúspides. As praias do grupo 2 e 3 em banco e praias de cúspides. Já as pertencentes ao grupo 4 em banco e cava longitudinal e banco e praia de cúspides.

ANEXO
TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: Oceanografia geológicaEngenharia naval e oceânicaDunassistema laser scannerEngenharia costeiraLitoral norteRio Grande do SulVariáveisEngenhariaAnálise de ClusterGeomorfologia