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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Maria da Graca Teixeira Peraca (Currículo Lattes)

Resumo

Nas engenharias, é fundamental estimar o tempo de vida útil das estruturas construídas, o que neste trabalho significa o tempo que os íons cloretos levam para atingirem a armadura do concreto. Um dos coeficientes que influenciam na vida útil do concreto é o de difusão, sendo este diretamente influenciado pelo grau de saturação (GS) do concreto. Recentes estudos levaram ao desenvolvimento de um método de medição do GS. Embora esse método seja eficiente, ainda assim há um grande desperdício de tempo e dinheiro em utilizá-lo. O objetivo deste trabalho é reduzir estes custos calculando uma boa aproximação para o valor do GS com modelos matemáticos que estimem o seu valor através de variáveis ambientais que influenciam na sua variação. As variáveis analisadas nesta pesquisa, são: pressão atmosférica, temperatura do ar seco, temperatura máxima, temperatura mínima, taxa de evaporação interna (Pichê), taxa de precipitação, umidade relativa, insolação, visibilidade, nebulosidade e taxa de evaporação externa. Todas foram analisadas e comparadas estatisticamente com medidas do GS obtidas durante quatro anos de medições semanais, para diferentes famílias de concreto. Com essas análises, pode-se medir a relação entre estes dados verificando que os fatores mais influentes no GS são, temperatura máxima e umidade relativa. Após a verificação desse resultado, foram elaborados modelos estatísticos, para que, através dos dados ambientais, cedidos pelo banco de dados meteorológicos, se possam calcular, sem desperdício de tempo e dinheiro, as médias aproximadas do GS para cada estação sazonal da região sul do Brasil, garantindo assim uma melhor estimativa do tempo de vida útil em estruturas de concreto.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaTemperaturaAnálises de regressãoRegressão linear múltiplaRegressão linear simplesTemperatura máxima