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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Luis Eduardo Torma Burgueno (Currículo Lattes)

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar os níveis de contaminação dos sedimentos do canal de acesso ao Porto de Rio Grande - RS, com vistas a sua disposição em terra. Foram analisados os seguintes elementos: As, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb, Zn, COT, N-Total e P-Total. Os dados utilizados foram obtidos do Programa de Monitoramento elaborado pela FURG, em 2006, para a SUPRG, para o licenciamento de dragagem de manutenção. Em contraste a estes dados foram utilizados, também, àqueles gerados pela MRS, em 2007, para o licenciamento da obra de prolongamento dos molhes e aprofundamento do canal de acesso ao porto (de 40 para 60 pés). Os três níveis em que foram coletadas as amostras (Topo, Meio e Fundo) foram submetidos ao teste t, para diferenças entre médias, comparados dois a dois. Para cada elemento proposto, foram ajustadas as distribuições de probabilidade, Beta, Gama, Normal, Log-Normal e Weibull. A significância do ajuste das distribuições ao conjunto de dados foi verificada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. A partir das distribuições que melhor ajustaram-se aos dados observados, foi calculado, para cada elemento o valor esperado para o nível de probabilidade de 0,99. Os valores estimados foram comparados àqueles estabelecidos pela legislação em vigor. Não existem diferenças significativas, ao nível d probabilidade α=0,05, entre os três diferentes níveis amostrados, nas duas séries analisadas. As distribuições que melhor modelaram os dados foram a Beta e a Normal. Os teores encontrados (P≤0,99) comparados aos limites estabelecidos na legislação pertinente denotam que os sedimentos dragados nos canais do porto de Rio Grande poderiam ser dispostos em terra sem impactos significativos ao ambiente.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaDragagem marítimaSedimentos contaminadosMetais pesadosProbabilidadeDisposição em terraEngenharia costeiraMetais