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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Sinval Cantarelli Xavier (Currículo Lattes)

Resumo

As cidades costeiras brasileiras cresceram de forma rápida e não planejada nos últimos 70 anos, causando o desequilíbrio dos sistemas ambientais, impondo riscos às populações, e um pesado ônus ao poder público. Neste contexto, o planejamento urbano subsidiado em um diagnóstico que identifique e defina o melhor uso possível dos recursos do meio planejado desempenha um papel fundamental no estabelecimento e implementação das políticas urbanas. Entre os instrumentos técnicos aplicáveis ao planejamento territorial urbano, o mapeamento geotécnico é de grande importância na aquisição e representação de aspectos do meio fisico, possibilitando a interpretação e avaliação de suas potencialidades e fragilidades. Esta dissertação apresenta uma metodologia que integra a avaliação do crescimento urbano com o mapeamento dos aspectos geotécnicos do meio fisico, como forma de subsidiar o planejamento do uso e ocupação do solo nos processos de expansão das cidades costeiras. A área escolhida para o estudo de caso é município de Pelotas (RS), arrolado no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro como um dos municípios estuarino-Iagunares da Zona Costeira. A metodologia utiliza recursos de geoprocessamento, em especial um Sistema de Informações Geográficas (SIG), no processamento e integração de dados sobre o meio fisico, assim como na geração de informações derivadas e nos processos de análises. As principais etapas da metodologia são: (i) avaliação do crescimento urbano e mapeamento das áreas de expansão (vazios urbanos); (ii) estruturação do SIG e de um banco de dados de sondagens SPT (Standart Penetration Test) (iii) geração do mapa de unidades geotécnicas com base na proposta metodológica apresentada por Davison Dias (1995); (iv) análise das características fisicas, geotécnicas e do regime urbanístico aplicável aos vazios urbanos. Como resultado do estudo de caso, foi produzido o mapa geotécnico da área urbana de Pelotas, identificados, mapeados e descritos 26 vazios urbanos, e caracterizadas as unidades geotécnicas neles presentes. O trabalho objetiva tomar-se uma ferramenta de apoio a pesquisadores e planejadores focados na disciplina do crescimento das cidades costeiras.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaMapeamento geotécnicoGeoprocessamentoSistema de informação geográficaCrescimento urbanoPlanejamento urbanoPelotas (RS)Região costeiraCidadesCidades costeiras