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INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Wagner Mespaque Pinto (Currículo Lattes)

Resumo

Os projetos mais recentes de plataformas do tipo FPSO da PETROBRAS utilizam plantas modulares sobre cascos convertidos de mais de 300m de comprimento. Os módulos podem atingir 2.000t (peso seco) e mais de 3.000t em operação, sendo suportados em quatro pontos por estruturas chamadas stools. No projeto da P-53, para cada módulo há dois stools deslizantes (os quais permitem deslocamentos longitudinais, paralelos ao eixo da embarcação), e dois fixos (com restrição de movimentos em todas as direções), cada par em transversais distintas. Teoricamente, os stools deslizantes são empregados para evitar que os efeitos das deflexões do casco da plataforma induzam esforços nas estruturas dos módulos. As dúvidas a respeito da eficiência deste mecanismo para essa configuração de suportação de módulos motivaram a realização deste trabalho, cujo objetivo é analisar e compreender o comportamento estrutural dos apoios dos módulos (stools) da plataforma P-53. Para se obter estas respostas, foi desenvolvido um projeto de pesquisa na FURG com apoio da PETROBRAS, o qual mobilizou três pesquisadores e dez bolsistas, durante 3 anos e meio. Um sistema de aquisição de dados foi especialmente implementado, e através deste foram monitoradas deformações e deslocamentos relativos sobre esses stools. No total foram instalados na plataforma 75 sensores (entre extensômetros, transdutores de deslocamento e acelerômetros). Foram realizadas medições durante o assentamento dos módulos sobre a embarcação ainda no estaleiro, e na locação final, submetida às condições ambientais da Bacia de Campos. Nas condições em que foi realizado o monitoramento, não foram registrados deslocamentos relativos entre os stools deslizantes e os pés dos módulos durante todo o período de observação. A não ocorrência de deslizamento pode ser justificada pelo elevado peso dos módulos, alto coeficiente de atrito, e as características das ondas sob as quais a embarcação foi submetida. Nestas condições, a ocorrência de deslocamentos relativos é mais provável para módulos mais leves, e improvável, ou até impossível, para módulos mais pesados. Mesmo assim não foram registrados níveis de deformações que pudessem indicar um incremento relevante de carga sobre as estruturas dos stools e dos módulos.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaPlataforma continentalPetróleoFPSOFPUPetrobrásProdução de petróleo