Página Inicial

  

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES sobre a próxima oferta (2025-2026): SIPOSG - Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferta o curso de

Especialização em Alfabetização, na modalidade a distância

 

A criação do curso de Especialização em Alfabetização, na modalidade Educação a Distância, vem atender uma demanda histórica de professoras das redes públicas de ensino.

Essa proposta busca contribuir na formação de professoras alfabetizadoras, congregando suas concepções e vivências sobre a alfabetização, que discuta questões da alfabetização na articulação entre a Universidade e a Escola, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade, da postura crítica, da observação e da análise. Uma formação em que a professora alfabetizadora possa ampliar seus conhecimentos e, dessa forma, potencializar sua atuação, contribuindo para promover a aprendizagem de seus alunos.

O curso de especialização contribuirá também para que as professoras alfabetizadoras reflitam sobre seu papel como mediadoras de leitura.

Duração do curso: 18 meses

Público-alvo: Professores que atuam na rede de ensino com turmas de alfabetização (1º, 2º e/ou 3º ano); e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo da alfabetização.

 

Autor: Adalberto Rabelo Akel (Currículo Lattes)

Resumo

O Sistema de Modelagem Costeiro-SMC é um software desenvolvido na Universidade de Cantabria, Espanha utilizada para simulação das ondas, corrente e dinâmica de sedimentos na região costeira. Neste trabalho ele foi utilizado para se estudar o trecho entre as desembocaduras da Lagoa dos Patos e do Arroio Chuí. A modelagem computacional contou com a calibração do modelo, a partir da medição do transporte sedimentar realizada durante a ocorrência dos clusters propostos por ROMEU et al, 2010, embasado em uma série temporal de 30 anos de dados da NOAA. Estas coletas de campo foram elaboradas a partir da metodologia conhecida como método de Kraus, apresentado em FONTOURA (2004). Este trabalho dividiu a área de estudo em 7 setores seguindo a regra da mesma orientação da linha de costa para cada trecho escolhido. A seguir foram realizadas a calibração (comparação dos resultados medidos com os resultados modelados para as mesmas condições hidrodinâmicas) e as simulações, considerando os 5 cenários (clusters) estabelecidos como padrão: Vaga de NE, Ondulação de S, Ondulação de SE, Ondulação de ENE, Vaga de S, para cada um dos trechos eleitos, no qual permitiu encontrar o potencial de transporte de areia. O comportamento da corrente é bidirecional (deslocamento para SW e NE), porém o transporte liquido é para NE para todos os setores e apresentou os seguintes valores (em m³/ano/m) correspondentes a cada um dos trechos numerados de 1 a 7, são eles: 776.964; 1.228.907; 628.321; 1.182.652; 877.878; 587.931; 1.127.327, respectivamente. Processos de erosão e acresção foram analisados para a região de estudo. Os setores que apresentaram tendência de erosão foram os trechos 2, 4 e 5 e os que apresentaram inclinação a acresção foram os trechos 1,3 e 6. Os resultados indicaram que os setores com maiores valores azimutais da direção da costa transportam mais areia em relação aos com menor valor de direção.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Engenharia naval e oceânicaEngenhariaGeociênciasTransporte de sedimentosSedimentosRio Grande do SulRio Grande (RS)Chuí (RS)MorfodinâmicaClustersErosãoBrasil